top of page

Jesus e as Mulheres

“Deus é machista”.


Li e ouvi muito esta frase. Não me choca, de todo. Apenas enche o meu coração de compaixão. Principalmente porque ela é proferida por mulheres que foram magoadas ou abusadas pelo sistema religioso.


A religião em si não é má. Ela é o religar a Deus. E só existe a necessidade de voltar a conectar quando essa ligação foi perdida.



E porquê compaixão?

Quanto mais eu conheço o carácter de Deus mais eu me apercebo de que isso é um grito desesperado de ajuda por aquelas que estão feridas - e com razão - por quem as deveria proteger.


Olhando para a Bíblia eu vejo uma mulher que inicia o crescimento da humanidade. Adão estava só e Deus viu que isso não era bom. Ele sozinho não bastava. Então Deus cria Eva.


Deus cria a Mulher com propósito, com valor e dignidade. A Eva foi-lhe dado um dos papéis mais importantes. Deus é intencional quando a cria. Assim como Deus é intencional com o nascimento de mais mulheres neste mundo.


Mas Eva faz o que não devia. Adão culpa Deus pela mulher que lhe foi dada. E aqui começa a nossa posição a ficar complicada.


Isto é o que acontece quando Homem e Mulher não assumem responsabilidades. O jogo de culpas começa e ninguém é suficientemente bom para se redimir.


Porém, ainda que culpemos Deus… Ele sempre intervém.


Culparam uma mulher pelo pecado que entrou no mundo. Mas de uma mulher veio o Salvador dele.


A Humanidade por si só não se salva. E na sociedade em que vivemos esta ideia acaba com todo o senso de autossuficiência. E ninguém está disposto a perdê-la.

A posição da mulher, historicamente falando, nunca foi bem vista. Até aos dias de hoje temos barreiras a ultrapassar. Estamos constantemente a ter que provar o nosso valor, o nosso mérito e o nosso esforço.


Segurança, cuidado e protecção, são palavras que mexem connosco. Pois o mundo que conhecemos não nos provê nenhuma delas.


Há quem se desespere por saber que chegará mais uma menina à família. Tudo isto por causa do caos em que o mundo vive.


Por saberem na pele o quanto o mundo é um lugar perigoso e as oportunidades não chegam com tanta naturalidade - eu sei que não são apenas as mulheres. Também sei que muda de continente para continente, apenas peço-te que te foques comigo no molde geral.



Mas Jesus veio.

Nascido de uma mulher, gerado pelo Espírito Santo.


Nunca ignorou a sua cultura, cresceu e aprendeu com ela. Porém, nunca se prendeu a ela. A cultura que trouxe e estabeleceu foi a cultura do carácter de Deus.


A uma mulher revelou que era o Messias. Enquanto os seus discípulos andavam com Ele para todo o lado, foi a uma mulher que Jesus decidiu revelar quem era - e sem contar que ainda ficaram surpreendidos por estar a falar com uma mulher.


A outra impediu que a matassem. Fora apanhada em adultério e só trouxeram ela, mas onde estava o homem? Jesus agiu com justiça. A culpa não iria recair apenas sobre uma pessoa. E nem a culpa lhe imputou, mas sim o perdão. A oportunidade de começar de novo.


Enquanto às mulheres se dava pouca notoriedade, Jesus aproximou-se delas. Curou-as, teve compaixão e admirou-as. E fez o que era de mais indecoroso: falar com elas em público.


Jesus olhou-as nos olhos. Revelou o Pai. Que as criara no mesmo pé de igualdade. Nós, humanidade, é que «metemos a pata na poça» e ainda hoje estamos em disputa de quem tem a culpa - “carinhosamente”, chamo-lhe a síndrome de Adão.


Sempre se aproximou daqueles que os homens mantinham afastados. Desde leprosos, cobradores de impostos a mulheres.


Ele jamais abandonou quem a sociedade considerava escória.



Agora pergunto-te: que espaço há para dizer que Deus é machista?


Ele enviou o Seu Filho que sempre assegurou que não fazia nada que não visse o Pai fazer e nem dizia o que nunca ouvira o Pai dizer.


Jesus, o Deus em carne e osso, que quis viver na pele da humanidade para mostrar que ninguém está abaixo de ninguém. Que a todos Ele alcança e deu valor e dignidade.


Mais do que isso: morreu para que essa dignidade foste restaurada. Para que não houvesse mais nada que nos separasse Dele e nem do real valor que nos deu.


Repito: essa frase não me choca, mas enche o meu coração de compaixão. Porque eu gostava muito que tu soubesses que não há como culpar Deus dos erros humanos. Não quando Ele deu a vida por nós.


Só quem ama com amor verdadeiro é capaz de se sacrificar assim. Principalmente quando não havia crime algum que tivesse feito. E ainda sabendo que a humanidade, por quem se entregava, lhe viraria as costas.


Ele não é o sistema religioso que te feriu nem as promessas falhas ou traições cometidas pelos homens com quem já se cruzaram no teu caminho.


O olhar de Deus para com a mulher nunca mudou e nunca irá mudar.


Ele não muda.




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Comentários (26)

الضيف
٢٢ أكتوبر

Vou dormir com o coração aquecido com esse texto ❤️

Curtir

الضيف
٢٧ أغسطس

“… nos quer levar a nível de segurança tão grande onde vamos nos sentir livres para deixar toda a dor, todos cacos, nas suas mãos“ 🤯

Curtir

الضيف
٢٧ أغسطس

A forma como abraçaste este viagem e te entregaste, e a coragem que demonstraste, é algo que me deixa sempre sem palavras.

Curtir

الضيف
٢٦ أكتوبر ٢٠٢٣

Gracias por llevarnos hasta allá! Hasta se me apretó la guata.

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
١٤ نوفمبر ٢٠٢٣
الرد على

Hehe como nosotros decimos acá: Ora essa! :)

Curtir

الضيف
١٨ أكتوبر ٢٠٢٣

Como amei ler seu texto e poder relembrar os detalhes dessa viagem tão intensa e incrível que fizemos. Obrigada ❤️😇

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
١٤ نوفمبر ٢٠٢٣
الرد على

Seria bom voltar, né? Pode ser que um dia tenhamos boas notícias e seja possível voltar com tudo em paz :)

Curtir

Armando Marcos
Armando Marcos
١٨ يوليو ٢٠٢٣

Muito bom seu texto, e compartilho sua dor pois tive um pai semelhante, e essa questão se estar sempre em alerta até hoje vem comigo

Curtir

الضيف
١٨ يوليو ٢٠٢٣

Wow! Que corazón enorme Dios te dió.

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
١٤ نوفمبر ٢٠٢٣
الرد على

Sin ninguna duda! :) gracias por leer el texto.

Curtir

الضيف
٠٦ يوليو ٢٠٢٣

Uma menina/mulher super corajosa para escrever sobre algo que te maguou tanto 👏👏

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
١٣ يوليو ٢٠٢٣
الرد على

Obrigada pelas palavras, que possa encorajar e fortalecer quem está no mesmo barco.

Curtir

الضيف
٢٨ يونيو ٢٠٢٣

Que post sensacional sobre sermos o sal da terra! Maravilhoso ❤

Curtir
amargaridablog
amargaridablog
Administrador
١٣ يوليو ٢٠٢٣
الرد على

Muito obrigada :) é muito importante, principalmente, nos dias que vivemos.

Curtir

الضيف
١٤ ديسمبر ٢٠٢٢

O medo é uma realidade vencida pela coragem. És corajosa e tens mostrado prendas dadas por quem te ama a tal maneira.

És Ana, conhecida e amada desde a fundação do mundo.

Curtir
bottom of page