Não sei qual o contexto em que foste educado e nem sei qual a tua relação com a Igreja. Mas, se chegaste aqui é porque tens interesse em saber do que se trata este acontecimento.
Em primeiro lugar, quero explicar-te que acredito na Igreja conforme Cristo a instituiu e não na instituição que olha para o seu umbigo. Assim como acredito na necessidade de congregar e de sermos um só em Cristo.
Por isso, aconselho-te a que não tenhas em mente que nós, cristãos protestantes - ou cristãos evangélicos -, somos uma cambada de revoltados.
Mas, somos e continuaremos sempre a ser quem acredita numa vida de constante reforma onde a Palavra de Deus é a bússola.
Ora, toda esta introdução serve para te apresentar dois livros que são muito bons para te tirar todas as dúvidas em relação a este marco na história.
O primeiro que te apresento é do Pastor Tiago Cavaco: Cuidado com o Alemão - três dentadas que Martinho Lutero dá à nossa época.
Foi no ano de 2018 que li este livro, pois estava bastante curiosa para saber mais acerca do momento em que se dá a ruptura com a Igreja Católica.
Acho que fui levada a lê-lo por querer entender um pouco mais do contexto onde estou inserida, mas também para saber o tanto que a Reforma transformou a Europa - não apenas no relacionamento com Deus, mas também na música e na educação.
Antes das três dentadas - o autor assim escolheu dar nome à forma séria e valente com que Lutero levou a cabo as suas convicções -, Cavaco dá a conhecer quem era este Lutero.
Após isso, toda a leitura do livro divide-se nas tais três dentadas, sendo elas: Maldade; Miudagem; e, Música.
Tiago Cavaco, deixa bem claro que “é só quando Lutero nos ofende que aprendemos alguma coisa com ele”. E, nos dias que correm, acho que vale a pena deixarmo-nos ser ofendidos pelo que vale a pena.
Já o segundo livro, é do director da RTM Portugal, Rubinho Pirola: Quando o Céu Toca o chão - notas sobre a Reforma Protestante do século XVI e a sua herança para todos nós!
Ao trabalhar na mesma rádio que o Rubinho, se há coisa que consigo notar é que este livro está a cara dele.
Com as suas observações concretas e mordazes - e repleto dos seus cartoons - Pirola
deixa uma boa educação sobre o antes e o durante a Reforma. Assim como, os principais reformadores.
Inclusive, dá as suas notas sobre a necessidade de estarmos em constante reforma pessoal. Pois, não havendo nada novo debaixo do sol (como dizia o autor de Eclesiastes), existe sempre uma grande tendência de arranjarmos formas de conseguir a salvação em Cristo pelos nossos termos e ideias.
E é sempre bom voltar atrás e perceber que não há esforço algum que o ser humano possa fazer para conseguir a graça e o favor de Deus. Ele mesmo se encarrega disso cheio de compaixão e misericórdia.
Por isso, sendo que já te apresentei duas leituras que considero essenciais para saberes mais acerca da Reforma Protestante, só te posso desejar boas leituras. E um feliz dia de 506 anos de história.
Ah! E lembra-te: somente a Escritura, somente Cristo, somente a Graça, somente a Fé e somente a Deus a Glória.
O que passar disso… podes começar a torcer o nariz e fugir a sete pés!
Vou dormir com o coração aquecido com esse texto ❤️
“… nos quer levar a nível de segurança tão grande onde vamos nos sentir livres para deixar toda a dor, todos cacos, nas suas mãos“ 🤯
A forma como abraçaste este viagem e te entregaste, e a coragem que demonstraste, é algo que me deixa sempre sem palavras.
Gracias por llevarnos hasta allá! Hasta se me apretó la guata.
Como amei ler seu texto e poder relembrar os detalhes dessa viagem tão intensa e incrível que fizemos. Obrigada ❤️😇
Muito bom seu texto, e compartilho sua dor pois tive um pai semelhante, e essa questão se estar sempre em alerta até hoje vem comigo
Wow! Que corazón enorme Dios te dió.
Uma menina/mulher super corajosa para escrever sobre algo que te maguou tanto 👏👏
Que post sensacional sobre sermos o sal da terra! Maravilhoso ❤
O medo é uma realidade vencida pela coragem. És corajosa e tens mostrado prendas dadas por quem te ama a tal maneira.
És Ana, conhecida e amada desde a fundação do mundo.