Este ano senti a necessidade de ser mais intencional naquilo que quero ler - e, principalmente, aprender. O ano de 2022 não foi tão dedicado à literatura como gostaria, mas decidi que este ano será diferente.
Não poderia deixar de partilhar com vocês a lista para este ano (pode ser que ainda aumente).
Aqui estão as minhas escolhas de livros para 2023:
As minhas sugestões de livros para 2023
1. Por que Tarda o Pleno Avivamento? de Leonard Ravenhill
Durante a minha caminhada na fé, ouvi falar inúmeras vezes acerca deste livro e o quão necessária é lê-lo. O que mais me motivou para adicionar este livro à lista foi o facto de eu mesma sentir a necessidade de ter a minha fé avivada diariamente. Assim como a minha visão precisa de estar mais alinhada para aquilo que Deus continua a fazer.
2. Sem Rivais, de Lisa Bevere
Depois de ter sido fortemente impactada pel’O Despertar da Leoa de Lisa Bevere, e também por acompanhar regularmente o seu ministério, pensei em ler mais livros da autora. Esta obra já chama à atenção para quem, como eu, luta contra a comparação, o que tornou esta uma escolha fácil para este ano. Decidida a fugir de um mundo que é confuso e que se compara continuamente, tenho grandes expectativas para Sem Rivais.
3. Mulheres com Espadas - Como Carregar a Sua Cruz Como uma Heroína, de Lisa Bevere
Aqui está ela novamente! O objectivo de Bevere em Mulheres com Espadas é educar o público feminino sobre a importância de saber manejar a Palavra de Deus, já que ela é a nossa espada.
Por ser uma apaixonada pela leitura da Bíblia, porque não aprimorar mais a forma como eu a aplico na minha vida e a comunico aos outros?
4. A Poderosa Fraqueza de John Knox, de Douglas Bond
A editora Fiel fez uma compilação de leitura acerca do que a mesma intitulou Um Perfil de Homens Piedosos, dos quais eu já tinha lido O Zelo Evangelístico, de George Whitefield. E sendo muito curiosa acerca da história dos reformadores da Europa, não podia deixar John Knox para trás. Principalmente porque, apesar da sua pequena estatura, fraca saúde, e ainda personalidade tímida, nada disso foi impedimento para que o reformador escocês revelasse que Deus não tem quaisquer problemas em fazer coisas grandes através de pessoas como ele.
5. Como Cultivar uma Vida de Leitura?, de C. S. Lewis
Tendo em conta que não tenho sido tão assídua nas minhas leituras como desejava, este ano planeio corrigir esse lapso - e que melhor autor para me ajudar a fazê-lo do que um professor?
O método de ensino de C. S. Lewis é tal que, logo na primeira espreitadela que dei, já pude notar que o foco é nos fazer pensar porque motivo lemos. Talvez se tivéssemos isso mais aclarado, líamos mais livros.
6. A Última Noite do Mundo, de C. S. Lewis
Sabias que Lewis, para além de fantasia, também escrevia ensaios académicos? Pois é, ele abordava sobre as mais variadas questões acerca da religião e até sobre o facto de ponderar se existe ou não vida noutros planetas.
Pelo que li do resumo, este livro trata-se de um desses ensaios onde fala acerca da volta de Cristo. Um momento que todos os cristãos anseiam… e que Lewis abre espaço para debate de como será.
7. Preso com o ISIS, de Petr Jasek com Rebecca George
Não poderia deixar esta leitura de lado, de maneira alguma!
Não só porque recebi o livro do autor por tê-lo entrevistado há pouco tempo - já agora, se não sabes, sou colaboradora da RTM Portugal e podes ouvir aqui a entrevista - mas, também porque tento não me esquecer dos meus irmãos em Cristo que sofrem perseguição religiosa.
8. A Filha do Guardião do Fogo, de Angeline Boulley
Que saudades de uma boa ficção! Fora que este livro foi-me dado por uma amiga que acerta sempre nos meus gostos de literatura quando se trata de ficção ou fantasia.
Pela primeira olhadela que dei, posso saber que acaba por levar o leitor a uma imersão na cultura nativo-americana desde tradições, linguagens e histórias.
9. A Batalha de Toda a Mulher, de Shannon Ethridge
Por pura curiosidade e, confesso que por querer desconstruir certos mitos que tenho enraizados, decidi colocar este livro como meta para ler este ano.
Tanto quanto sei, a autora usa exemplos da vida real e também seus para argumentar que a integridade sexual não é alcançada apenas protegendo o corpo, mas também a mente e o coração. Uma leitura pertinente para qualquer mulher casada, noiva, ou que queira casar-se.
10. Comunicação e Intimidade, de Gary Chapman
Sei que, para um casal ter uma comunicação saudável e perceptível, ambas as partes têm de ter as ferramentas certas. Para qualquer tipo de relacionamento, uma comunicação sendo saudável ou não, é que determina o futuro (e a longevidade) do mesmo.
Penso que nunca é tarde para fazermos uma manutenção à nossa forma de comunicar. E já que gosto tanto de falar (e escrever), eu mesma preciso de o fazer. Por isso, este livro é indispensável.
11. Ester na Casa da Pérsia - E a vida Cristã no Exílio Secular, de Emílio Garofalo Neto
Aconselharam-me bastante a ler livros deste autor. Decidi começar por este - pois acredito que vá ler mais do autor - pelo facto de ter lido na descrição que observar a vida de Ester e do povo de Deus na Pérsia durante o século V, é encontrar semelhanças com a vida cristã no mundo que vivemos hoje.
A cultura é aliciante, por isso, enquanto cristãos, como manter os princípios e valores bem afincados? Foi essa a pergunta que fiz a mim mesma! (compra aqui).
Por agora é tudo.
É muito provável que não vá ler pela ordem que aqui deixei, mas comprometo-me a ler todos os que estão mencionados - inclusive, já é nota de que irei escrever sobre cada um e o que aprendi.
Assim como também me comprometo a dar a minha opinião sincera. Aliás, penso que isso seja o mais importante. Já que sabemos que nunca devemos julgar um livro pela capa.
Já leste alguma destas sugestões? Quero saber! Partilha as tuas aprendizagens (ou críticas) nos comentários.
Vou dormir com o coração aquecido com esse texto ❤️
“… nos quer levar a nível de segurança tão grande onde vamos nos sentir livres para deixar toda a dor, todos cacos, nas suas mãos“ 🤯
A forma como abraçaste este viagem e te entregaste, e a coragem que demonstraste, é algo que me deixa sempre sem palavras.
Gracias por llevarnos hasta allá! Hasta se me apretó la guata.
Como amei ler seu texto e poder relembrar os detalhes dessa viagem tão intensa e incrível que fizemos. Obrigada ❤️😇
Muito bom seu texto, e compartilho sua dor pois tive um pai semelhante, e essa questão se estar sempre em alerta até hoje vem comigo
Wow! Que corazón enorme Dios te dió.
Uma menina/mulher super corajosa para escrever sobre algo que te maguou tanto 👏👏
Que post sensacional sobre sermos o sal da terra! Maravilhoso ❤
O medo é uma realidade vencida pela coragem. És corajosa e tens mostrado prendas dadas por quem te ama a tal maneira.
És Ana, conhecida e amada desde a fundação do mundo.